Mistérios do Rosário
(Segundas e Sábados)
1º Mistério
A Anunciação do Senhor
Leitor 1: “O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Nazaré, a uma virgem chamada Maria, e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó escolhida de Deus… Conceberás e darás à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus.’” (cf. Lc 1, 26-31)
Leitor 2: Aceitemos a transformação das nossas vidas pela Palavra de Deus como Maria perante a Boa Notícia do Anjo, ao responder: “cumpra-se em mim a Tua palavra.”
Intenção: Que os cristãos se sintam libertos quando rezam “faça-se, ó Pai, a Tua vontade.”
2º Mistério
A visita de Maria a Isabel
Leitor 1: “Maria apressou-se em ir a uma povoação das montanhas da Judeia. Entrou em casa de Isabel e cumprimentou-a. Ora, quando ouviu a saudação, Isabel disse em alta voz: ‘Bendita és tu, mais do que todas as mulheres, e bendito é o filho que de ti há-de nascer!’” (cf. Lc 1, 39-45)
Leitor 2: A mãe de Jesus tem pressa… Os verdadeiros discípulos de Jesus saem sem demora a dar testemunho de que Jesus está vivo, nasceu para nosso benefício, e dá-nos um coração novo e ardente pela Sua Missão.
Intenção: Santa Maria do Caminho, Mãe dos discípulos missionários de Cristo, rogai por nós!
3º Mistério
O Nascimento de Jesus
Leitor 1: “Enquanto estavam em Belém, chegou o momento de Maria dar à luz. Nasceu-lhe o seu filho primogénito; envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, por não haver lugar para eles na casa.” (Lc 2, 6-7)
Leitor 2: Admirar-se com o Natal de Jesus é aceitar que Ele veio para assumir a fraqueza humana e dar-nos alento no dia-a-dia.
Intenção: Santa Maria, Mãe dos discípulos missionários de Cristo, põe-nos a caminho atrás do Jesus de Belém, de Nazaré e do Calvário!
4º Mistério
A Apresentação de Jesus no Templo
Leitor 1: “Quando os pais de Jesus O iam apresentar no templo, Simeão tomou o menino nos braços, deu graças a Deus e disse: ‘Agora, Senhor, já podes deixar partir em paz o teu servo; já vi com os meus olhos a Tua salvação para todos os povos, a Tua luz de revelação para os pagãos e a glória para Israel.’” (cf. Lc 2, 2-32)
Leitor 2: Com Jesus nos braços, Simeão viu nessa criança a cortina a abrir-se e a luz da revelação ficar ao alcance dos pagãos; e viu um novo Povo de Deus a desabrochar.
Intenção: Maria, Mãe dos discípulos de olhar e ouvido atentos, e Rainha das Missões: Rogai por nós!
5º Mistério
A perda e o encontro de Jesus no Templo
Leitor 1: “Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém à festa da Páscoa… Passados os dias da festa, José e Maria voltaram para casa, julgando que Ele vinha com algum grupo pelo caminho… Procuraram-n’O… mas não O encontraram. Voltaram a Jerusalém e encontraram-n’O entre os doutores, a escutá-los e a fazer-lhes perguntas.” (cf. Lc 2, 41-46)
Leitor 2: Escreve o Papa Francisco: “O primeiro e principal recurso da missão são aqueles que reconheceram Cristo ressuscitado, nas Escrituras e na Eucaristia, e que trazem o seu fogo no coração e a sua luz no olhar. Eles podem testemunhar a vida que não morre jamais.” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2023)
Intenção: Que as famílias e as comunidades cristãs perseverem na educação da fé e todos os seus membros sejam testemunhas dos valores cristãos.
(Terças e Sextas)
1º Mistério
A Agonia de Jesus
Leitor 1: “A minha alma está triste até à morte.” (Mc 14, 34)
Jesus e os apóstolos chegam ao jardim de Getsémani. Jesus pede-lhes para ficarem vigilantes e retira-Se para orar. Sente-Se angustiado. Pensa nos desígnios do Pai, no amigo que O traiu, na fraqueza dos outros discípulos. Jesus é um mestre abandonado, rejeitado pelos Seus e pelo povo.
Leitor 2: Os apóstolos amam Jesus, mas apesar disso na hora que Ele mais precisava, adormeceram.
Intenção: Peçamos a graça de ter a oração como o nosso “pão quotidiano”.
2º Mistério
A Flagelação de Jesus
Leitor 1: “Pilatos, então tomou Jesus e mandou-O flagelar.” (Jo 19, 1)
Pilatos manda flagelar Jesus, esperando acalmar o povo. Os soldados despojam-n’O das Suas vestes, amarram-n’O a uma coluna e chicoteiam-n’O. Um acto violento que não sacia a “sede de morte” daquele povo.
Leitor 2: A multidão desenfreada é indiferente diante dos terríveis padecimentos infringidos a Jesus.
Intenção: Peçamos a graça de nos compadecermos dos sofrimentos dos outros e de nos unirmos a Jesus, como Maria, nas Suas dores.
3º Mistério
A coroação de Espinhos
Leitor 1: “Aproximando-se d’Ele, diziam “Salvé, Rei dos Judeus.” (Jo 19, 3)
Depois de flagelarem Jesus, os soldados colocaram sobre os Seus ombros um manto de cor púrpura e uma coroa de espinhos que Lhe perfurou a cabeça.
Leitor 2: A realeza de Jesus transforma-se em motivo de escárnio, humilhação.
Intenção: Peçamos a graça de poder reconhecer em cada homem ultrajado, a face de Jesus coroado de espinhos.
4º Mistério
O caminho de Jesus para o Calvário
Leitor 1: “Jesus carregando a cruz às costas, saiu para o chamado lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota.” (Jo 19, 17)
Jesus carregou a sua cruz, um madeiro pesado com a inscrição “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”, e subiu até ao alto rochoso do calvário, nos arredores de Jerusalém.
Leitor 2: Aqueles que aplaudiam Jesus nos Seus milagres, os amigos a quem tinha ajudado, todos tinham desaparecido, apenas um grupo de mulheres e o apóstolo João permaneceram fiéis.
Intenção: Que possamos daqui em diante fazer parte deste pequeno grupo que consola Jesus.
5º Mistério
A Crucifixão e Morte de Jesus
Leitor 1: “Mulher, eis o Teu filho. Depois disse ao discípulo: “Eis a Tua mãe.” (Jo 19, 25-27)
Sem resistência o “mestre” do céu e da terra sujeitou-Se ao terrível suplício da crucificação. Sua mãe acompanhou-O com o coração despedaçado, até ao Calvário, e permaneceu junto à cruz. Com ela estavam também algumas mulheres e João, o discípulo amado.
Leitor 2: Do alto da cruz, Jesus confia o discípulo amado a Sua mãe, e com ele confia-lhe todos os outros discípulos, toda a Igreja, de quem se torna mãe. Depois, Jesus confia Sua mãe a João, para que ele cuide dela. Tudo está consumado: inclinou a cabeça e entregou o Seu espírito. Ao pé da cruz, Maria torna-se mãe de todos os homens.
Intenção: Peçamos a Deus a graça de contemplar a Cristo crucificado, perfeição do amor, e renovemos continuamente na Missa a nossa doação pelo mundo.
(Quartas e Domingos)
1º Mistério
A Ressurreição de Jesus
Leitor 1: “Ele não está aqui, pois ressuscitou!” (Mt 28, 6)
O crucificado está vivo. O sepulcro está vazio. Deus no Seu poder imenso não quis que o corpo do Seu Filho se decompusesse no sepulcro; Ele resgatou Jesus da morte e recompensou-O pela Sua doação total, concedendo-Lhe a vida sem fim.
Leitor 2: Quantas vezes nos deixamos paralisar pelo medo? Quantas vezes duvidamos da Ressurreição e da presença de Jesus entre nós? Se não ressuscitarmos cada dia, cada manhã, a vida torna-se demasiado pesada.
Intenção: Que sejamos capazes de nos libertar das amarras que nos impedem de avançar, que sejamos capazes de curar as nossas feridas, de nos reerguermos, de nos abraçarmos e de nos amarmos, pois só assim ressuscitamos a cada dia.
2º Mistério
A Ascensão de Jesus ao Céu
Leitor 1: “Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o Céu?” (Act 1, 11)
Maravilhados com o acontecimento da Ascensão de Jesus, os discípulos ficaram de tal modo tristes e perplexos, que não queriam sair dali.
Leitor 2: Por vezes, a alegria, faz-nos ficar agarrados a determinados momentos como se não quiséssemos sair deles, fazendo-nos perder tantas outras oportunidades de felicidade. A Ascensão de Jesus traduz uma nova forma da Sua presença e impele os nossos olhos para o Alto, sem esquecer a Missão na terra, que Ele nos confiou.
Intenção: Que tenhamos a ousadia de dar continuidade à Missão de levar a Boa Nova a todas as pessoas, através do nosso testemunho de vida e das nossas palavras.
3º Mistério
A descida do Espírito Santo
Leitor 1: “Soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20, 22)
O Espírito é a fonte da vida. Da mesma forma que a respiração nos mantém vivos, também o Espírito Santo mantém a nossa fé viva.
Leitor 2: “O Espírito é o dom que Jesus prometeu enviar-nos, é a memória de Deus em nós. Sem o Espírito, não há relação com Cristo e com o Pai, porque o Espírito abre o nosso coração à presença de Deus e atrai-o para aquele ‘vórtice’ de amor que é o coração do próprio Deus” (Papa Francisco).
Intenção: Que saibamos reconhecer a presença do Espírito e que impelidos pelo Seu sopro, nos deixemos invadir pelo “turbilhão” do Amor de Deus.
4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu
Leitor 1: “À Vossa direita, Senhor, está a Rainha do Céu.” (Sal 44 [45])
A Mãe da humanidade é elevada ao Céu, em corpo e alma, inteira e plena.
Leitor 2: Bendita és tu, Maria, entre as mulheres! Maria é acolhida no colo do Seu amado Filho e um Filho repousa no colo da sua Mãe.
Intenção: Mãe, acompanha-nos e guia-nos na nossa caminhada de fé cujo destino é o céu e acolhe a nossa oração sempre que te invocamos.
5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora
Leitor 1: “Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a Tua palavra.” (Lc 1, 38)
Assim foi dado o “sim” que mudou a história da humanidade, e deu início à mais bonita história de amor.
Leitor 2: Numa atitude de humildade e entrega gratuita, Maria foi mãe e discípula de Jesus: sofreu com Ele e esteve a Seu lado na cruz. A sua coroa foi a Humildade.
Intenção: Ajuda-nos, Mãe, a ser como tu! Ensina-nos o caminho da humildade e do serviço.
(Quintas)
INTRODUÇÃO:
Corações ardentes pés ao caminho é o tema da mensagem missionária do Papa Francisco para este ano 2023. Como ele, peregrino missionário, queremos ir rumo às periferias existenciais, proclamar a Palavra, viver e tecer relações de proximidade e com gestos concretos anunciar o Evangelho e denunciar o que é contrário aos valores do Reino de Deus. “Muitos… caíram vítimas de violências e atentados em que perderam a vida. Na realidade, ofereceram a sua existência pela causa do Evangelho, e a sua proximidade aos irmãos e irmãs é um maravilhoso testemunho que nos deixaram” (Papa Francisco, no Sul do Sudão).
1º Mistério
O Baptismo de Jesus no rio Jordão
Leitor 1: “Depois que Jesus foi baptizado, saiu da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre Ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu ouviu-se uma voz: ‘Eis o Meu Filho muito amado em quem ponho a minha afeição.’” (Mt 3, 16-17)
Leitor 2: Corações ardentes pés ao caminho. O baptismo abriu-nos a porta da filiação divina e da fraternidade. O Senhor toma a iniciativa de Se aproximar dos Seus discípulos e caminhar ao seu lado pelas estradas do mundo.
Intenção: Senhor, por intercessão de Maria, a nossa mãe do céu, faz de cada um de nós baptizados discípulos missionários, testemunhas de esperança.
2º Mistério
A Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná
Leitor 1: “Três dias depois, houve umas bodas em Cana da Galileia… Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-Lhe: ‘não têm vinho.’ Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, que temos nós a ver com isso? A Minha hora ainda não chegou.” Sua mãe disse aos serventes: ‘Fazei o que Ele vos disser.’” (Jo 2, 1)
Leitor 2: Corações ardentes pés ao caminho. A Palavra de Deus ilumina, aquece o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus, acreditam n’Ele e O anunciam.
Intenção: Senhor, com Maria, a nossa mãe missionária, queremos fazer o que Jesus nos disser para recuperar o sentido da Fraternidade Universal.
3º Mistério
O Anúncio do Reino de Deus
e a chamada à conversão
Leitor 1: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está perto: Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.” (Mc 1, 15)
Leitor 2: Corações ardentes pés ao caminho. A conversão missionária permanece o principal objectivo que nos devemos propor como indivíduos e como comunidade.
Intenção: Senhor, com Maria, a nossa mãe missionária, queremos acolher e proclamar o Teu Reino de Paz e justiça.
4º Mistério
A Transfiguração de Jesus
Leitor 1: “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá Se transfigurou na presença deles: o Seu rosto brilhou como o sol, as Suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.” (Mt 17, 1-2)
Leitor 2: Corações ardentes pés ao caminho. Transformados e iluminados pela luz da Palavra, somos convidados a anunciar a todos o mistério da Salvação na força e sabedoria do Espírito.
Intenção: Maria, nossa mãe missionária, ajuda-nos a levar a Palavra, e a ser luz do mundo na docilidade ao Espírito.
5º Mistério
A Instituição da Eucaristia
Leitor 1: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo.’” (Mt 26)
Leitor 2: Corações ardentes pés ao caminho. Os dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho e anunciar o Senhor ressuscitado.
Intenção: Maria, mãe peregrina, ensina-nos e ajuda-nos a crescer em fraternidade e sinodalidade.